Exposição Castelo Rá-Tim-Bum | RJ


Castelo RÁ-TIM-BUM foi um programa infantil exibido entre maio de 94 e dezembro de 97 pela TV Cultura. Em 2014 fez 20 anos que o primeiro episódio foi ao ar e para comemorar, o Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo, em parceria com o canal criaram uma exposição repleta de objetos cenográficos e muitas, muitas lembranças.

Na última segunda-feira, 12 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil deu um presente para os fãs cariocas do já extinto programa. Finalmente a exposição chegou por aqui e apesar de ter sentido falta do ambiente montado do saguão principal, não tem como por defeitos.



Dentro do 'castelo' os visitantes encontrarão cenários como a Biblioteca, a Sala de Música e da Lareira, a Cozinha, os quartos do Nino e da Morgana, e até os túneis do Mau, o Ninho do João de Barro e o Lustre do Castelo. Algum remontados de forma idêntica! Alguns me deixaram de queijo caído, olhando ao redor admirada, mas o que mais me encantou foi o Lustre do Castelo. Já quero um lustre daquele pra mim, risos. O mais divertido para tirar foto foi o ninho dos passarinhos. Ambos estão no fim da exposição.

    Viraaaaaaaaando. Partiu invadir o quarto do Nino!                                        Ninho dos Passarinhos                                  


Para garantir a fidelidade e tocar fundo o coração dos visitantes, muitas das peças são originais e outras foram restauradas especialmente para vir a público.

                                                                                                         Baratas circulando pelos encanamentos do Mau


Perto dos figurinos, há croquis, teste de tecidos, fotografias da época de composição do figurino, entre outros. Eu me surpreendi com a quantidade de detalhes presente nos figurinos. Há um gama de camadas e texturas que são imperceptíveis pela televisão.


Documentos originais da época de criação do programa, como scrips, roteiros, mapas, maquetes também estão presentes.. É tudo muito minucioso e rico em detalhes. Quem tiver paciência para ler todas as plaquetinhas fará uma viagem ainda mais fantástica.

Foram duas horas andando, rindo, lembrando e nem nos demos conta que o tempo havia passado. Há televisões espalhadas ao longo do tour e elas mostravam trechos dos episódios referentes ao que estava em exposição naquele lugar. Isso com certeza contribuiu muito para a imersão total no passeio. Entramos cantando 'adeeeeus cheirinho de suooooooor' e saímos com muitas outras na cabeça.

Se você não perdia um episódio de Castelo RÁ-TIM-BUM ou até se o conheceu somente nas reprises... Esse programa é obrigatório para você!

Se você não puder visitar a exposição ou perdeu a oportunidade quando ela estava em São Paulo, aproveitem esse Tour virtual em 360º. É tão emocionante quanto.


I N F O R M A Ç Õ E S 
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Data: 12/10/15 a 11/01/16
Ingresso: Entrada Franca

2 comentários

  1. Ai que passeio lindo! Eu acho que teria chorado andando por cada cenário da exposição. Como amava esse programa. E não entendo, se eles ainda têm tudo isso, por que não dão seguimento, com novas histórias? Acho que seria emblemático para as crianças de hoje. Beijos e obrigada por dividir esse momento conosco. Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  2. Que lindoooooooooo!!!!!!! Adorava Castelo Rá Tim Bum. Nossa, como eu queria estar aí *-*

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir