Buenos Aires (ARG)

I N F O R M A Ç Õ E S 
Destino: Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina, além de ser a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo. Ela está localizada na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste do continente. Ela é conhecida por sua arquitetura de estilo europeu e por sua rica vida cultural, com a maior concentração de teatros do mundo.
Hospedagem: San Telmo Flats
Período: 22 a 29 de agosto de 2015

Ahhhh Buenos Aires... Para os brasileiros, Argentina comummente é sinônimo de rivalidade no futebol, mas eles não parecem levar essa rixa tão a sério. Somos bem-vindos e tratados com muita cordialidade, o que vocês podem confirmar com um dos inúmeros brasileiros que inundam a cidade. E o futebol? Bem, já viu algum brasileiro perder a oportunidade de falar sobre o assunto?

Voamos com a gol durante três horas até aterrizarmos ao Aeroporto Ezeiza. Foi um voo tranquilo, depois de várias turbulências antes do embarque. Tanto na ida, quanto na volta, tivemos algumas experiências nada agraváveis turistas de primeira viagem e que servirão de lição.

  • Para viajar pelos países do MERCOSUL, você pode levar seu passaporte ou apenas a Identidade Civil (nada de identificação militar ou CNH, pelo amor de Deus!)
  • Mantenha sua passagem em lugar seguro e fácil de pegar.
  • Evite roupas com muito metal e guarde tudo que não é mais necessário dentro da bolsa.
  • Se você demorar mais do que seus amigos para passar pela alfandega, não se assuste. Provavelmente não é nada demais.

Nossa viagem foi toda planejada sem agência de viagem, de forma totalmente independente. Em questão de conhecer a cidade isso não chegou a cer um problema, já que os transportes públicos alcançam boa parte dos pontos turísticos e eles em si não são muito distantes uns dos outros. Porém, alguns amigos que já tinham estado na cidade, nos deixaram alguns contatos que foram valiosos. Nosso maior medo estava em pegar táxis já que, não só as pessoas que já visitaram a cidade, mas também todas as reportagens sobre Buenos Aires, costumam evidenciar algumas questões como o dinheiro falso e a adulteração do taxímetro...

Antes da vigem já combinamos com um taxista/cambista/guia turístico argentino de nos buscar no aeroporto e fazer o translado até o hotel, um percurso de aproximadamente 40 minutos. Foi com ele que trocamos boa parte do nosso dinheiro também. Apesar de ficar receoso com o câmbio blue, o cambio no Brasil estava alto o suficiente para que ficássemos arrependidos do pouco que trocamos aqui. Agora que derrubaram a restrição do dólar no país, as cotações provavelmente ficarão mais equilibradas, mas em muitos lugares valia a pena comprar em dólar e até em real.

O hotel que ficamos foi o San Telmo Flats, localizado em San Telmo, um bairro boêmio e tradicional da cidade. Reconheço que ele não é perfeito, muito menos luxuoso, mas não tivemos qualquer aborrecimento durante a hospedagem. Ele atendeu todas as nossas expectativas. Como o nome já diz, ele é um flat (característica presente em vários hotéis da cidade), por isso optamos por uma hospedagem sem café da manha. A pequena cozinha tinha cafeteira, torradeira, microondas e frigobar, além da louça necessária para duas pessoas. Nosso quarto contava com duas camas queen side, ar-condicionado/aquecedor e o banheiro tínhamos uma banheira! Os mantimentos foram comprados em um mercadinho próximo, mas há grandes mercados por perto, inclusive um Cafferour Express (que é uma versão em miniatura do supermercado).

 
 
Fotos restiras do site do hotel

Buenos Aires é uma cidade noturna, então os bares e restaurantes estão espalhados por todos os lugares. Nos arredores do hotel tinham muitos, mas infelizmente só nos demos conta disso nos últimos dias. Então desde já fica a dica: tire um dia para conhecer as redondezas de onde você está. Sendo turístico ou não, com certeza você irá encontrar grandes preciosidades.

A viagem durou uma semana e apesar de termos visitado os principais pontos turísticos, ficou aquela sensação de que ainda faltava muita coisa (e algumas coisas faltaram mesmo). Com o passar dos dias você vai sentindo o ritmo da cidade e passa a se sentir íntimo dela. É nesse momento que começa a guerra interna entre fazer as coisas turísticas ou simplesmente relaxa e aproveitar o momento.  Eramos três casais e o grupo foi o diferencial para tanta diversão. Tivemos momentos hilários outros um pouco mais estressantes, mas tudo contribuiu para que essa viagem fosse inesquecível, inclusive o aprendizado que levamos para as futura viagens.

Antes dos próximos posts, fique com um pequeno grande resumo do que esses dias foram para nós.

Nenhum comentário

Postar um comentário