Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira | Virgínia (MG)

I N F O R M A Ç Õ E S 
Destino: O Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira fica localizado em Virginia, Minas Gerais, à 265 km do Rio de Janeiro. É o lugar ideal para casais ou famílias, gente de toda idade que busque privacidade, diversão e relaxamento.
Hospedagem: Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira
Período: 12 a 15 de outubro de 2016

Quatro horas de uma viagem de carro é cansativo para o motorista e para os passageiros. Portanto, ela tem que valer muito a pena. E esse hotel vale muito a pena. Fomos pela Dutra até pouco antes da divisa com São Paulo, onde desviamos para a BR-354 em direção a Pouso Alto (MG). Lá pegaríamos a MG-350 para Virgínia, município onde está localizado o Hotel. Surpreendentemente, as pistas estavam muito boa e bem sinalizadas. O Hotel em si fica à uns dez minutos da cidade por uma estrada de barro e pedra (essa estrada sim é péssima).

Assim que chegamos, o carro passou por uma “vistoria” semelhante aos que as seguradoras de veículos fazem na parte externa do veículo, registrando quaisquer danos já existentes como arranhões, amassados, etc... Achei essa atitude muito interessante, já que o veículo ficou estacionado todo o tempo e há muitas crianças e veículos transitando. Qualquer dano eu já saberia a quem recorrer.


ACOMODAÇÕES
O hotel possui dois prédios principais para hospedagem: um já moderno, com elevadores e quartos com acesso através de cartão magnético que também serve para registrar o consumo, e o outro mais básico, sem deixar a desejar na questão de conforto, mas que percebemos já estarem em processo de modernização.. Ambos possuem um decoração rústica, típico de fazenda.

Fiquei no segundo andar do prédio mais antigo, em uma apartamento superior e a minha mãe ficou em um do primeiro andar. Aliás, acho importante ressaltar o quanto fomos bem tratados em nossa chegada. Fizemos nossas reservas através do Hotel Urbano, portanto não podemos escolher as acomodações. O quarto da minha mãe seria ao lado do meu, mas por conta da escada, seria inviável. Informei isso na recepção assim que tomamos conhecimento de nossas acomodações, e a equipe do hotel realocou ela prontamente.

Os quartos eram compostos por uma cama de casal e outra de solteiro, um frigobar vazio, um televisão (Tubo/LCD) e ar-condicionado com aquecimento e resfriamento. A banheiro tinha um tamanho razoável e opção de regulagem da temperatura da água na pia e na ducha. Minha única reclamação é quando a iluminação do quarto, que era muito fraca. Os últimos hotéis que estive  apresentaram esse mesmo problema, que pode até não incomodar muito aos homens, mas as mulheres sim. Principalmente as que gostam de se maquiar. Em resumo, o quarto não é luxuoso mas atende totalmente a necessidade.


INFRAESTRUTURA
O local é inspirador e honra o fazenda que leva no título. Os gramados do hotel se somam a uma cadeia de montanhas que faz com que o verde se estenda à perder de vista. Os sons da natureza são constantes e reforçam a sensação de paz que os olhos transmitem. Por causa do tamanho do lugar temos a impressão que não importa o quão lotado eles estejam, você nunca vai perceber isso. Há muito o que ser explorado...

O hotel é enorme, está aqui o mapa que não me deixa mentir. As instalações prometem atender o mais varado tipo de pessoas e eles não param de expandir. Durante a nossa visita estavam fazendo a fundação do que será um complexo para evento e percebi agora que já existe um novo item em construção.


Se desconectar do mundo é a palavra de ordem. Literalmente. O sinal de celular é péssimo, isso quando existe. A Vivo foi a única a funcionar, mesmo assim era quando queria. Portanto, esqueçam o 4G. O hotel até disponibiliza a rede Wi-fi gratuitamente, mas além de só pegar na recepção, é bem lento. E nem tem como culpá-los. Isolados do mundo como eles estão, as opções de internet são precárias.

O restaurante fica à dez minutos de caminhada dos apartamentos, no entanto existe um veículo que faz esse trajeto durante todo o dia, com interná-los de, aproximadamente, 5 minutos. No horário das refeições, são utilizados mais de um veículo, para comportar melhor o tráfego de hospedes. Antes de me hospedar lá, eu havia me preocupado com essa distancia, mas foi em vão. Fiz o trajeto a pé algumas vezes e é bem agradável, principalmente pela manha.

Se você precisa de um local com acessibilidade para idosos e deficientes, saiba que eles estão preparados para lhe receber. Os acessos da área comum são majoritariamente feitos através de rampas, mas lembro que apenas o prédio mais novo possui elevador. Para o cuidado das crianças também há grades e pisos antiderrapantes.


ENTRETENIMENTO
Esse é um dos pontos fortes do local. Além de ser extremamente agradável para relaxar e curtir a natureza, tem diversão para todas as idades. Se você tem filho, aqui é o paraíso! Há uma uma excelente grade de recreação, que abrange crianças a partir dos 3 anos de idade, mas sem esquecer dos adolescentes e adultos. Os pequenos são divididos e podem passar o dia inteiro sob responsabilidade dos recreadores, exceto durante as refeições. Essa é a chance de curtir 'sem preocupação' a vida por algumas horas.

O hotel possui muitas opções de diversão. Entre as instalações temos: salão de jogos com sinuca, totó e mesa de carteado, quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, piscina térmica, parque aquático, academia e outros.


As atividades são das mais variadas. Algumas estão a disposição do hospede como: arvorismo, tirolesa - que possui 400 m -, passeio de cavalo, charrete, caiaque e pedalinho. É importante fazer uma pequena programação do que lhe interessa, pois não estão disponíveis todos os dias da semana. A recreação agrega ainda mais diversão com: arco-e-flecha, gincanas, aulas de dança, hidroginástica e etc. Esses variam de acordo com a programação diária.

A propósito, os recreadores desse hotel são fantásticos! Apesar de ter uma rotina bem apertada eles são muito animados e tem um jogo de cintura sensacional para lidar com os imprevistos. Paquito, Jacaré, Pateta e cia: esses divertiam o hotel inteiro! Além de atenciosos, possuem tato para lidar tanto com jovens como com adultos.


REFEIÇÕES
Na pesquisa prévia que fiz sobre o hotel, uma das maiores reclamações que encontrei foi sobre a falta de sabor da comida. Sinceramente, não foi o que encontrei. É verdade que a comida é feita com pouco sal, mas isso é comum em qualquer restaurante self-service. Eles precisam agradar muito paladares, então é melhor não abusar de condimentos, deixando as pessoas livres para acrescentar mais sal ou açúcar. Ambos ficam em locais estratégicos do restaurante.

A comida era simples, algo bem caseiro, mas senti falta de mais variedade. Sempre haviam pratos tipos como 'principais' e que ficavam em destaque, mas a base do buffet era o mesmo todos os dias. No jantar o buffet era reduzido, pois a noite sempre era temática. Nos dias que estive lá presenciei rodízio de pasta, panqueca e pizza a lenha. Porém, se você não se interessasse, encontraria caldos e a base do almoço.

Não me entendam mal. A comida é gostosa e com certeza você irá engordar alguns quilinhos, mas para grandes estadias pode se tornar enjoativo.

O café da manha era compostos por muitos bolos, pães, frios e pão de queijo. O chá da tarde seguia a mesma linha, mas em menor escala. Uma reclamação: o bolo de chocolate o mais gostoso de todos! acabava muito rápido. Era sempre o primeiro a acabar e quase não era reposto. Então se você chegasse um pouco mais tarde, já era. 

A melhor parte é saber que boa parte dos alimentos é feito com produtos cultivados no próprio hotel. Não achei que é exagero, mas o sabor da comida chega a ser outro.


Para ter mais detalhes sobre o hotel, confira o vídeo que fizemos durante a nossa estadia.

Nenhum comentário

Postar um comentário